sexta-feira, 23 de julho de 2010

CHIP GRÁTIS

O VeriChip, um chip de identidade implantado no corpo do usuário, foi liberado para venda nos Estados Unidos. Por Julia Scheeres.
O VeriChip carrega consigo o número de identificação do usuário. Seu tamanho real é o mesmo de um grão de arroz (12 mm x 2,1 mm). Utilizando um scanner externo, energia de rádio-freqüência passa através da pele e sensibiliza o chip, que, então, emite um sinal contendo o número do usuário na central de dados.
O fabricante de um chip de identificação destinado a ser implantado em seres humanos lança nos Estados Unidos uma campanha publicitária para promover o dispositivo, oferecendo descontos de US$ 50 para as 100 mil primeiras pessoas que se inscreverem para receber o implante.
O VeriChip, que tem o tamanho de um grão de arroz e é produzido pela Appied Digital Solutions (ADS), custa US$ 200. Os clientes precisam também pagar pelo procedimento de implantação, que deve ser feito por um médico, e uma taxa mensal de US$ 10 pela manutenção de um banco de dados, diz o porta-voz da ADS, Michael Cossolotto.
O VeriChip emite um sinal de rádio na freqüência de 125 kilohertz contendo um número de série único que pode ser lido por um scanner. O número é usado para acessar um banco de dados contendo informações do cliente. Cada usuário preenche um formulário contendo os detalhes que querem ter relacionados no banco de dados ao passar pelo procedimento, diz Cossolotto.
No começo da semana, a ADS anunciou a decisão da FDA (órgão do governo americano que controla alimentos e remédios) de que o VeriChip não é um dispositivo controlado pela agência quando for usado para "finalidades de segurança, finanças e identificação pessoal".
A súbita aprovação do VeriChip veio apesar das preocupações de um dos investigadores da FDA em torno de possíveis riscos à saúde humana. Em animais, estes microchips de identificação são usados há anos.
A companhia tenta vender seu produto para uma série de aplicações de segurança, entre elas:
- Controlar o acesso a estruturas físicas, como escritórios governamentais, usinas nucleares ou empresas privadas. Em vez de passar um cartão magnético pela leitora, os funcionários passariam o próprio braço por um scanner especial, tendo sua identidade confirmada.
- Reduzir as fraudes financeiras. Neste cenário, as pessoas poderiam usar seu implante para tirar dinheiro no caixa eletrônico. Suas contas não poderiam ser acessadas a menos que estivessem fisicamente presentes.
- Reduzir o roubo de identidade. As pessoas poderiam usar o chip no lugar das senhas de acesso na Internet.
Cossolotto disse que a ADS já recebeu "centenas" de encomendas.
Enquanto isso, os defensores do direito à privacidade discutem o perigo de implantes forçados. "Chips de identidade são uma espécie de rédea eletrônica, uma forma digital de exercer controle sobre as pessoas", disse Marc Rotenberg, da organização pró-privacidade EPIC. "O que acontece se as empresas começarem a exigir o direito de implantar estes chips em seus funcionários como uma cláusula contratual? Além disso, implantes como estes podem facilmente ser colocados em condenados em liberdade condicional".
Rotenberg disse que a EPIC solicitou ao governo americano que divulgasse maiores detalhes sobre a aprovação do dispositivo.
O VeriChip também deixa alarmados os integrantes de algumas seitas cristãs, que temem que ele seja a "Marca da Besta" descrita na Bíblia. Dezenas de sites fazem alusão às implicações satânicas dessa nova tecnologia.
A companhia vem tentando dissipar estes medos desde que o VeriChip foi lançado em dezembro de 2001. "É um dispositivo de uso voluntário que acreditamos ter enorme utilidade", disse Cossolotto. "Queremos que seja usado para o bem".
A companhia ainda não decidiu se os scanners necessários para a leitura do chip, que custam cerca de US$ 1,5 mil, serão vendidos ou distribuídos gratuitamente. A ADS disse que sete empresas da área de saúde, localizadas nos estados do Arizona, Texas Flórida e Virgínia, já se inscreveram para distribuir o chip. O fabricante também mobilizou um ônibus como unidade móvel para promover o produto. Os interessados em receber o implante podem se inscrever no site.
A ADS pretende lançar um chip implantável com recursos de GPS ainda esse ano.

O ChipMobile é uma unidade móvel totalmente equipada, desenhada para promover e implantar o VeriChip.

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