segunda-feira, 16 de agosto de 2010

MESA DE BAR


          Mesa  de  Bar é  um  programa  semanal  da  Rádio  Cariri AM 1160Khz, realizado  toda quinta-feira às 20:00hs,apresentado por Joacir Oliveira, juntamente com  outros  membros  de sua  equipe. É um espaço para  entrevistas , para   informações  das  mais  variadas  áreas.  Alia  o  bom  jornalismo  e  a  publicidade responsável à comunicação no rádio.
          Os blogs relacionados à seguir apoiam  O MESA DE BAR: mordomoblog.blogspot.com e umteconaideia.blogspot.com

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

SÓ TEM SABIDO!

Pergunta: Qual a diferença entre político e ladrão?
Resposta: A diferencia entre político e ladrão, é que um eu escolho, o outro me escolhe!

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

O GALILEU SEM IGUAL

O GALILEU SEM IGUAL

JESUS representa a expressão mais alta de toda a vocação:
Para o astrônomo – Ele é a Brilhante Estrela da Manhã.
Para o arquiteto – Ele é a Pedra Angular.
Para o autor - Ele é o Personagem Ideal.
Para o padeiro – Ele é o Pão da Vida.
Para o banqueiro – Ele é o Tesouro Escondido.
Para o biologista – Ele é a Fonte da Vida.
Para o botânico – Ele é a Rosa de Saron.
Para o construtor – Ele é o Alicerce Seguro.
Para o carpinteiro – Ele é a Porta de Entrada.
Para o doutor – Ele é o Médico dos Médicos.
Para o educador – Ele é o Mestre Incomparável.
Para o engenheiro – Ele é o Novo e Alto Caminho.
Para o agricultor – Ele é o Semeador e Senhor da Colheita.
Para o florista – Ele é o Lírio dos Vales.
Para o geólogo – Ele é a Rocha Eterna.
Para o horticultor – Ele é a Videira Verdadeira.
Para o jurisconsulto – Ele é o Justo Juiz.
Para o jurado – Ele é a Testemunha Fiel e Verdadeira.
Para o joalheiro – Ele é a Pérola Preciosa de Grande Valor.
Para o advogado – Ele é o Conselheiro e Advogado Justo.
Para o músico – Ele é a Verdadeira Harmonia.
Para o escritor – Ele é Boa Nova de Grande Alegria.
Para o filantropo – Ele é o Dom Inegável.
Para o pregador – Ele é a Palavra de Deus.
Para o filósofo – Ele é a Sabedoria Divina.
Para o escultor – Ele é a Pedra Viva.
Para o servo – Ele é o Bom Senhor.
Para o estadista – Ele é o Desejado das Nações.
Para o estudante – Ele é a Verdade Encarnada.
Para o teólogo – Ele é o Autor e Consumador da Fé.
Para o operário – Ele é o Doador do Descanso.
Para o viajante – Ele é o Caminho.
Para o pecador – Ele é o Salvador.
Para o cristão – Ele é o Consolador.
Ele é o Amigo dos Pobres, o Curador dos Doentes, o Mestre Perfeito, o Filósofo Incomparável, o Ideal dos Ideais, o Rei dos Reis e SENHOR dos Senhores. Mas, além de tudo isso, Ele é o Glorioso Salvador e o Magnificente Redentor, O FILHO DE DEUS!

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

BESTA FERA

A Europa cavalga a besta:

O Tratado de Lisboa, que se tornou realidade em dezembro passado, basicamente acabou com a soberania nacional das nações europeias. A decisões mais importantes para os cidadãos da Europa agora serão tomadas por um pequeno grupo de elite – do qual muitos membros nem foram eleitos pelo voto. Mas, para essa elite global, a consolidação da União Européia é apenas um passo rumo a uma meta maior: o seu desejo supremo é sair de alianças regionais como a U.E. para um governo mundial. De fato, nos símbolos oficiais usados pela U.E. como moedas, cartazes, selos e outros, essa elite tem enviado mensagens dizendo exatamente o que está sendo planejado para fazer com toda a Humanidade.
A foto no alto deste artigo é uma estátua em frente ao Parlamento da U.E. em Estrasburgo, França. Ela representa a princesa pagã Europa cavalgando um touro, e é bem representativa. De acordo com o mito, Europa era uma linda mulher fenícia, filha do rei Agenor, de Sidon, cuja beleza chamou a atenção de Zeus, o maioral dos deuses do Olimpo, de temperamento tempestuoso. Na maioria das tradições ele aparece como casado com Hera, mas, dado a aventuras eróticas, apaixonou-se por Europa de tal maneira que a única forma que achou para se aproximar dela foi se transformando num touro magnífico, que mansamente se deitou ao seu lado. Europa terminou montando no animal, que subitamente saltou no mar e a levou para Creta, onde após violentá-la revelou sua verdadeira identidade e prometeu dar-lhe muitos filhos, que seriam valorosos heróis. Os mitos gregos são assim mesmo, repletos de violência, sangue, ardis e vinganças cruéis.
Bem, o que isto tem a ver com os fatos atuais?
Se olharmos bem, podemos associar a figura de Zeus, o maioral dos deuses, capaz de mentir, assassinar, roubar, enganar e seduzir, com o maioral dos demônios, Lúcifer, que possui, segundo a Bíblia, muitas dessas características odiosas. Como Zeus, que tinha um trono de onde engendrava seus planos, Lúcifer também possuía um local que foi chamado de “trono de Satanás”, de acordo com Apocalipse 2:12,13: “Ao anjo da igreja em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois gumes: Sei onde habitas, que é onde está o trono de Satanás...”.
O que existe de tão especial em relação a Pérgamo?
Havia ali, desde o século II a.C. uma grande estrutura de pedra, de cerca de 30 metros de largura por 13 de altura, a 25 km do mar, dedicada a Zeus; ricamente esculpida, hoje se encontra, reconstruída e restaurada, em um museu de Berlim. É fato aceito arqueologicamente que se trata do altar de Zeus a que provavelmente se refere o Apocalipse. (se a foto não abrir em tamanho maior, clique aqui).
Pois bem, usando essa antiqüíssima lenda de Zeus e Europa como símbolo da U.E., divulgada subliminarmente pelas autoridades, podemos assumir que está em curso um plano do chefão – Satanás – para seduzir a Europa e finalmente, dominá-la. Vemos outras ilustrações desse mito em moedas, cartazes, trabalhos de arte como monumentos e esculturas espalhadas
por todo o continente.
Alguns exemplos são mostrados a seguir:
Uma moeda de 2 euros foi lançada na Grécia mostrando uma mulher
cavalgando uma besta.
Em 1996, uma moeda de 5 euros foi lançada com a ilustração de Europa montada no touro.
Para comemorar a segunda posse do Parlamento Europeu em 1984, foi lançado um selo comemorativo com a mesma simbologia.
A capa da revista alemã Der Spiegel apresentou a imagem de uma mulher a cavalgar uma besta,
carregando a bandeira da U.E. com a manchete
“Bom Dia Europa” (foto logo acima).
Um cartão telefônico alemão feito pela U.E traz a mesma imagem.
A revista Time publicou uma ilustração da Europa Unida que
apresentava a mulher cavalgando a besta.

Em frente à sede da U.E. em Bruxelas, Bélgica, há uma estátua da personificação da Europa: uma mulher nua sobre um grande touro.
Não apenas esses, mas outros símbolos da U.E. enviam mensagens que têm profundo significado.
De acordo com a tradição, Nimrode foi o sujeito que iniciou a construção da Torre de Babel, e também teria sido o fundador do primeiro império depois do dilúvio, tentando estabelecer um governo único.
Com esses fatos em mente, observe a imagem da Torre de Babel encimada por um círculo de estrelas, ao lado, abaixo.
Foi o cartaz oficial que anunciava a formação do Parlamento Europeu, mas foi retirado de circulação por causa de protestos de vários grupos. Não é preciso explicar a conexão da imagem com o relato bíblico, mas a elite européia está a dizer, basicamente, que quer completar o que Nimrode começou: estabelecer um governo global.
Então, como você pode ver, tudo isto remonta à lenda grega de Zeus
e Europa, mas também faz uma forte conexão com a profecia bíblica para
os últimos dias. Em Apocalipse, lemos sobre uma mulher a cavalgar uma besta. O verso 3 do capítulo 17 diz: “Então ele [um anjo] me levou em espírito a um deserto; e vi uma mulher montada numa besta cor de escarlata, que estava cheia de nomes de blasfêmia, e que tinha sete cabeças e dez chifres”.
Essa besta representa, segundo os melhores intérpretes e estudiosos da profecia,um governo mundial liderado pelo Anticristo. Usando deliberadamente o símbolo da mulher montada na besta, os líderes políticos estão claramente comunicando que estão conectados com o sistema vindouro. Eles sabem que a Biblia diz quando um símbolo assim seria usado.
Parece que eles estão se vangloriando de ostentá-lo!
Os homens no topo da pirâmide de poder – ou seria da Torre de Babel? – estão se revelando satanistas da pesada! Eles sabem que o Anticristo está para aparecer, e eles irão servi-lo: “têm um mesmo intento, e entregarão o seu poder e autoridade à besta” (Apocalipse 17:13), acreditando que sairão vitoriosos. Confiam no seu “deus”!
Satanás engana a todos, e a si mesmo, ao acreditar que pode vencer esta batalha cósmica, e os seus seguidores, ainda que de forma inconsciente, crêem a mesma cosa: que podem viver sem Deus, que não precisam prestar contas de seus atos, que sua rebelião contra Deus e independência de Jesus é uma manifestação de liberdade. Coisas desse tipo são inconcebíveis para um cristão verdadeiro – mas para incrédulos, ateus e todos os que ainda não receberam Cristo como Senhor, é o que realmente importa e faz sentido.
E para você, o que importa?

SEITA DO DEMÔNIO

. Adeptos de seita tatuam o número 666

Dezenas de seguidores do porto-riquenho José Luis de Jesús Miranda tatuaram o número 666, obedecendo a ensinamentos de seu líder religioso, que se diz “Jesus Cristo feito homem”.
Proprietários de várias lojas de tatuagens da Costa Rica confirmaram à imprensa que a maioria das pessoas agendadas queria gravar o número do anticristo na pele. Pessoas de diferentes idades – adultos, jovens e crianças – estiveram nos estabelecimentos para tatuar o “666” no corpo.
Em outubro de 2006, Miranda visitou a Costa Rica e realizou uma reunião assistida por dezenas de pessoas. Antes do encontro, o líder afirmou que tinha milhares de adeptos no país; no entanto, poucos seguidores compareceram à reunião (segundo a seita, cerca de duas mil pessoas seguem a doutrina do porto-riquenho).
Depois, em Miami, Miranda mostrou na televisão uma tatuagem no braço com o número 666, e pediu que os fiéis também fizessem a marca como uma espécie de senha de solidariedade e salvação.
Alguns seguidores da seita disseram que o número não tem nada de satânico como afirma a doutrina cristã. “Não é algo negativo nem satânico, pelo contrário. Nós lutamos contra o satanismo”, disse um fiel após fazer a tatuagem.
De acordo com a Bíblia, o número aponta a marca do anticristo. No livro de Apocalipse, capítulo 13, versículo 18, diz o seguinte: “Aqui há sabedoria! Quem tiver inteligência, calcule o número da besta, porque é número de um homem, e esse número é seiscentos e sessenta e seis”.
Fonte: Elnet (http://noticias.gospelmais.com.br/adeptos-de-seita-tatuam-o-numero-666-na-pele-a-mando-de-lider-na-costa-rica.html - segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007).

Juiz exige que “anticristo” dê metade da “igreja” à ex-esposaEm janeiro deste ano o líder da “Igreja” Crescendo em Graça foi obrigado a entregar metade de todos os seus bens para sua ex-esposa, que pediu o divórcio recentemente. O Juiz Roberto Piñero considerou que mais do que uma “igreja”, o porto-riquenho Jose Luis de Jesus Miranda tem um “negócio particular” de onde tira proveito com suas pregações. Miranda começou autodenominando-se “o Cristo reencarnado em carne e sangue sobre a terra”, mas como a estratégia não funcionou, alterou seu apelido para “Anti-Cristo”, o que atraiu milhares de seguidores em vários países ao redor do mundo, especialmente os de fala espanhola; mas por isso também passou a ser rejeitado e odiado em muitas nações.
Josefina de Jesus Torres, sua ex-companheira, alegou, segundo o jornal “The Herald” da Flórida, que o “pregador” deveria lhe dar 50% dos seus bens. Miranda, um ex-toxicômano que já conseguiu convencer seus seguidores que “vê-lo é ver a face de Deus”, acumulou milhões de dólares de contribuições dos fiéis de sua congregação. De maneira jocosa, Norma Segall, advogada da ex-mulher do “pastor”, disse que a Igreja “tem tantos membros que se o pregador emitir um edital do céu pode levantar rapidamente o dinheiro exigido pela justiça”. Ela considerou correto o veredito do juiz.
Líderes de outras religiões ao redor do mundo qualificam Miranda como um falso profeta, que teria nascido em uma área de marginalizados de Ponce, Porto Rico, em 1942, e com a idade de 14 anos já era viciado em heroína. Muito jovem já estava na prisão por roubo e depois de passar por muitas religiões, disse ele, sentiu “a chamada de Deus”, que o “escolheu” para levar sua mensagem ao mundo. “Em uma noite Jesus entrou dentro de mim”, diz Miranda em seus sermões. A igreja da qual é líder foi fundada em Miami, em 1982 e tem várias filiais na Europa e América. Seus reverendos auxiliares qualificaram como “ignorante” o juiz Piñero, que proferiu a sentença contra o líder da seita.
Fonte: NC e Gospel+, Via Notícias Cristãs (http://noticias.gospelmais.com.br/juiz-exige-que-o-auto-proclamado-anticristo-dar-metade-da-sua-igreja-a-esposa.html - quarta-feira, 14 de janeiro de 2009)

Comentário – Obviamente este não é o Anticristo que a Bíblia diz que surgirá no fim dos tempos. Este sujeito que agora apareceu é tão picareta que, quando viu que suas “pregações” não estavam surtindo efeito, isto é, não atraíam número suficiente de ouvintes, mudou de tática e passou a se auto-denominar “Anti-Cristo”. Aí sim passou a ter platéia e arrecadou uma fortuna, que a justiça qualificou de “negócio particular”. Isso tudo nos leva a constatar que realmente o tempo do fim não está próximo: ele já chegou. Pois a Bíblia adverte que “virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas” (II Timóteo 4:3,4). É o que vemos ao nosso redor.

A RECONSTRUÇÃO DO TEMPLO

A Reconstrução do Templo de Jerusalém

No mês de maio comemora-se a criação do moderno Estado de Israel. Depois de quase 2000 anos dispersos pelo mundo, o re-ajuntamento dos judeus é, indiscutivelmente, o cumprimento de muitas profecias bíblicas a esse respeito, contrariando todas as possibilidades e previsões humanas. Quem, em sã consciência, por volta de 1930 ou 1940, apostaria um centavo na re-fundação do Estado Judeu? Somente os próprios judeus, zelosos da promessa eterna de um Deus Eterno.
Pois bem, 61 anos depois da célebre assembléia geral da ONU que determinou a volta dos judeus à terra que sempre lhes pertenceu, o país vive acossado pelos antigos inimigos e pela opinião pública mundial. A nação foi restabelecida, possui uma capital político-administrativa (Tel-Aviv) e uma religiosa (Jerusalém); o parlamento, as leis, os bancos, as escolas, as instituições funcionam normalmente, tanto quanto podem num país permanentemente em alerta. Mas, tirando a paz com seus vizinhos, ainda falta uma coisa para que Israel se sinta completo como nação: O Templo.
Será que um dia os judeus conseguirão reconstruir esse marco de sua identidade perante o mundo?
A Bíblia nos mostra que nos últimos dias existirá um Templo em Jerusalém, como no Antigo Testamento. É nele que o Anticristo tentará se assentar, como se fosse o próprio Deus (II Tessalonicenses 2:4). Atualmente, existe no local uma mesquita muçulmana, e muito se tem especulado sobre o destino dela. O fato, porém, é que muitas iniciativas estão sendo tomadas em Israel no sentido de reerguer o Templo. Já existem vestes sacerdotais prontas, a maioria dos utensílios e objetos usados pelos sacerdotes já foram
confeccionados, inclusive o grande candelabro de sete braços, com dois metros de altura e pesando 42 quilos, de ouro puro (conforme a Lei judaica, o candelabro deve ser de ouro maciço). O Instituto do Templo mantém esses objetos em exposição para quem quiser vê-los, em Jerusalém. Em Israel existem ainda diversas escolas talmúdicas, que preparam sacerdotes para o serviço no Templo, e é dada atenção especial aos jovens de sobrenome Cohen e Levy, que segundo pesquisas descendem diretamente dos antigos levitas.
...
(Nota: esses são os verdadeiros levitas, judeus, descendentes da tribo de Levi, que segundo muitas passagens bíblicas desempenhavam várias funções no Templo, não sendo apenas músicos e cantores, mas também guardas, juízes, porteiros, escribas, oficiais etc., diferentemente dos “novos levitas” que têm surgido pelas igrejas evangélicas por aí afora. Os pseudo-levitas de hoje não são judeus, não descendem de Levi, querem apenas cantar em palcos iluminados e gravar seus CDs e DVDs; a bem da verdade, a igreja do Novo Testamento não herdou esse “ministério”. Leia em I Coríntios, em Efésios e outras cartas de Paulo para ver se há levitas na igreja de Jesus. Se você canta ou toca algum instrumento na igreja e quer fazer parte do ministério levítico no Templo de Jerusalém, sinto muito, mas você está fora... a menos que um teste de DNA comprove que você é da família Levy ou Cohen. Como diria Donald Trump... “you’re fired!”)
...
Voltando a Israel e à reconstrução do Templo, já existem escolas onde são feitas as vestimentas sacerdotais e os instrumentos musicais, com auxílio de computadores, são desenhadas as plantas para a construção. Também foi providenciada a criação de um rebanho de novilhas vermelhas, separadas para o reinício das ofertas de sacrifício. Veja mais aqui: http://followtheword.com/Archive%202007/April%20ENC.htm.
Cresce o movimento pela reedificação – seis movimentos que tratam das questões do Monte do Templo criaram recentemente a organização “Ozar Ha-Mikdash” (Tesouro do Templo). O objetivo da fundação é construir o Terceiro Templo e desenvolver atividades em todas as áreas relacionadas com o assunto, principalmente no que se
refere aos preparativos. A direção da fundação está nas mãos do professor Hillel Weiss, de Alkana, Samaria.
A fundação foi registrada no Ministério da Justiça segundo as normas legais e já iniciou suas atividades. Seu primeiro ato foi o lançamento da moeda de meio shekel (siclo), que era moeda corrente usada para ofertas na época dos templos anteriores, e tinha o valor atual de 20 shekalim (aproximadamente 5 dólares). A fundação Ozar Ha-Mikdash planeja realizar um concurso de arquitetura para definir como serão os arredores do futuro Templo.
E a “Primeira Conferência Sobre o Templo”, organizada há alguns anos pelo Movimento Para a Reconstrução do Templo, reuniu em Jerusalém duas mil pessoas, entre elas professores, pesquisadores, rabinos, políticos, colonos e até manifestantes radicais, que defendem a tomada militar do monte do Templo para uma “purificação ritual”.
Realmente, vemos que tudo se encaminha para a reconstrução do Templo. Ele precisa voltar a existir para que o Anticristo possa sentar-se nele: “...primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniquidade, o filho da perdição (o Anticristo), o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus ou objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário (o Templo) de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus” (II Tessalonicences 2:3-4).
Naturalmente, existem ainda muitos obstáculos à edificação imediata, principalmente por causa dos árabes. Há estudos que mostram, inclusive, que o Templo pode ser reconstruído sem prejuízo da mesquita muçulmana que hoje está sobre o monte. É preciso esclarecer que a construção com a cúpula dourada é o Domo da Rocha, mais ou menos no meio do terreno; a mesquita Al-Aqsa é o prédio menor, de cúpula verde, perto da muralha sul. O site
http://www.officialdisclosure.com/dome.htm informa que o Dr. Asher S. Kaufman, professor e físico da Hebrew University, publicou em 1983 uma teoria baseada nos escritos de Maimônides, um dos maiores rabinos da Idade Média, segundo a qual tanto o primeiro quanto o segundo templos obedeciam uma posição geodésica perfeita, alinhada com a porta oriental (ou porta “dourada”), o que permite determinar que o local exato do Santo dos Santos não coincide com o Domo da Rocha! O local sagrado dos judeus, dessa forma, ficaria ao lado do Domo, ocupando uma área contígua, como no esboço ao lado. Veja um mapa mais detalhado clicando aqui: http://www.cafetorah.com/files/jerusalem_tempos.jpg.
Será que as autoridades árabes concordariam em conviver assim com os judeus? O que diria a Autoridade Palestina, ou o Hamas, que a controla? Do ponto de vista humano e político, parece improvável... entretanto, após o Arrebatamento tudo mudará, pois em tempos turbulentos a situação pode mudar rapidamente. Uma importante fonte política afirmou: “A reconstrução do Templo pode ser alavancada por um acontecimento maior, de conseqüências dramáticas na situação religiosa e política em Israel”. Que “acontecimento maior” se encaixaria melhor do que o Arrebatamento?

terça-feira, 3 de agosto de 2010

EXCESSO DE PESO

DEPRESSÃO ONLINE



Viciados em Internet têm mais risco de depressão


   Adolescentes que passam tempo demais na Internet têm quase 50% mais chances de desenvolver depressão do que usuários moderados, segundo um estudo chinês.
O pesquisador Lawrence Lam disse que adolescentes que passam de 5 a 10 horas por dia conectados apresentam agitação quando não estão na frente do computador e perdem o interesse pelas interações sociais.
- Alguns passam mais de dez horas por dia, eles são usuários realmente problemáticos e demonstram sinais e sintomas de comportamento aditivo ... ao navegar na Internet e jogar games - disse Lam, coautor do estudo publicado na terça-feira pela revista Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine.
- Eles não conseguem tirar a cabeça da Internet, sentem-se agitados se não voltam após um curto período distantes - disse por telefone o psicólogo da Escola de Medicina da Universidade Notre Dame, de Sydney.
- Eles não querem ver amigos, não querem participar de reuniões familiares, não querem passar tempo com pais e irmãos - acrescentou.
O estudo envolveu 1.041 adolescentes de 13 a 18 anos em Guangzhou, no sul da China. Nenhum deles tinha depressão no começo do estudo. Nove meses depois, 84 apresentavam a doença, e os que passavam tempo demais na Internet eram 50% mais vulneráveis que os usuários moderados.
Lam, que trabalhou em parceria com Zi-wen Peng, da Universidade Sun Yat-sem, de Guangzhou, disse que a falta de sono e o estresse causado pelos jogos online podem explicar a tendência depressiva.
- Quem passa tempo demais na Internet perde o sono, e é um fato muito bem estabelecido que quanto menos se dorme, maiores as chances de depressão - disse Lam.
Segundo ele, foi a primeira vez que um estudo examinou aspectos patológicos do uso da Internet como possível causa da depressão.
Um estudo anterior havia apontado a depressão como possível fator causal para o vício em Internet, e outros estudos haviam demonstrado uma correlação entre ambas as coisas, mas sem definir claramente o que era causa e o que era consequência.
Lam disse que as escolas deveriam ficar atentas aos alunos que estejam viciados em Internet para lhes oferecer tratamento e orientação.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

VIVENDO A PAZ

 

Muito além de apenas viver um pouco mais!

Quem crê em Deus vive mais tempo

Cientistas da renomada Duke University em Raleigh (Carolina do Norte/EUA) descobriram: "Quem crê em Deus vive mais tempo." Durante oito anos eles mediram regularmente a pressão arterial de 4.000 moradores do Estado. O resultado surpreendente foi: as pessoas que iam aos cultos no domingo ou liam a Bíblia e oravam regularmente tinham pressão arterial 40% mais baixa do que os não-crentes.
Harold Koenig, um dos autores do estudo, diz: "Principalmente pessoas mais idosas se sentem seguras devido aos cultos e às orações, o que reduz o stress, baixa a pressão arterial e protege o coração." (BZ)
A genuína fé em Deus tem efeitos sensíveis, inclusive sobre a vida física. O Senhor Jesus disse: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei" (Mt 11.28). Mas a fé em Jesus Cristo produz mais do que apenas redução do stress ou sensação de segurança. Pois não devemos apenas nos sentir bem, tudo em nossa vida deve estar bem. A fé é uma fonte que jorra para a vida eterna. Aquele que crê em Jesus recebe o perdão dos pecados. Quem nEle crê é liberto do pecado original de Adão. Quem recebe a Jesus em sua vida pela fé é liberto legalmente de toda culpa e se torna um filho de Deus legítimo (Jo 1.12). A fé em Cristo nos transporta para o reino de Deus e nos dá uma esperança viva que nos sustém também em dias difíceis. A fé em Jesus tira o poder da morte (embora o temor dela ainda possa persistir), nos abre as perspectivas para o reino de Deus e permite a nossa entrada nele. Por meio da fé o homem obtém razão para viver e sua alma inquieta encontra descanso. Foi o que já disse Agostinho: "Fomos criados para ti, ó Deus, e nosso coração não tem paz até que a encontre em ti"

DESEMPREGO

O desemprego traz consigo várias aflições e provações e normalmente também uma profunda crise emocional. De maneira nenhuma queremos minimizar tudo isso, mas desejamos animá-lo! Encorajá-lo a lançar todas as suas ansiedades sobre o Senhor Jesus Cristo, pois está escrito: "lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós" (1 Pe 5.7). Você notou que este pequeno versículo contém uma exortação e uma promessa? A exortação é: "lançando sobre ele toda a vossa ansiedade." Portanto, não devemos entregar-Lhe as ansiedades de maneira vacilante ou até com dúvidas, mas devemos literalmente lançá-las sobre Ele! Isto quer dizer: distanciar-se delas de maneira decidida. E a promessa é: "porque ele tem cuidado de vós." O próprio Senhor sabe o que é o melhor para você, pois Ele sempre tem em mente o que é melhor para sua vida! Porém, às vezes temos muitas dificuldades em entendê-lo e em nos firmarmos pela fé nessa verdade espiritual. Por quê? Porque em nossa miopia humana sempre pensamos que o melhor é "ter o sol brilhando a cada dia". De maneira nenhuma! São justamente os caminhos profundos que nos levam à comunhão dos Seus sofrimentos e, assim, a uma comunhão mais íntima com o Senhor!
Por isso, lance suas ansiedades sobre Ele e confie nEle! Isto não quer dizer que você deva cruzar os braços e deixar de procurar emprego! Lançar sobre Jesus todas as nossas ansiedades não significa que devemos resignar-nos e agarrar-nos em nossas idéias pré-concebidas sobre o que fazer ou deixar de fazer. Significa: "Senhor, eu lanço todas as minhas ansiedades sobre Ti e peço-Te: Guia-me segundo a Tua vontade e protege-me de caminhos errados". Quem confia no seu Senhor de maneira absoluta e fica atento à Sua direção, no final poderá exclamar com Davi: "...o Senhor me ouve quando eu clamo por ele" (Sl 4.3b). Pois: "O caminho de Deus é perfeito; a palavra do Senhor é provada; ele é escudo para todos os que nele se refugiam" (2 Sm 22.31). (Elsbeth Vetsch - http://www.apaz.com.br/)

TEMPOS DIFÍCEIS

 

Os cristãos estão vivendo tempos difíceis. Descontentamento, decepção, desconforto, desencorajamento, desespero, depressão, divórcio, discórdia, desdém, desgosto, dissensão e desobediência são bastante comuns entre os que foram chamados para dar testemunho da glória de Deus e para refletir a imagem de Cristo. Muitos cristãos têm buscado conselheiros profissionais e psicólogos para ajudá-los a resolver os problemas da vida, mas esses problemas parecem estar aumentando.
Os "consumidores" cristãos carregados de problemas também podem escolher entre uma grande quantidade de produtos: livros, conferências e grupos de auto-ajuda – mas os problemas continuam se multiplicando. Quanto mais se trata dos problemas, mais as pessoas se tornam centradas neles. Até aqueles que tentam resolver os problemas da vida com princípios bíblicos, muitas vezes acabam se envolvendo tanto nesses problemas que não alcançam a raiz da dificuldade real. O tratamento dos problemas freqüentemente alcança somente os sintomas superficiais, apenas substituindo-os por outros sintomas. Alguns cristãos vivem de crise em crise. Outros carregam um peso que parece ficar mais e mais pesado com o passar dos anos.
Nunca houve tantos livros disponíveis para os cristãos na sua busca da família perfeita, do casamento perfeito e da vida perfeita. Não obstante, muitos cristãos falham em refletir a imagem de Cristo em sua família, no casamento e na vida. Será que as dificuldades que os cristãos enfrentam estão relacionadas com o fato deles estarem vivendo naqueles tempos difíceis sobre os quais Paulo alertou a Timóteo? "Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas..." (2 Tm 3.1-2). A Edição Revista e Corrigida diz:"Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos..."

As pessoas estão perecendo por causa do amor – do amor a si próprias. Elas foram ensinadas pelos especialistas modernos em psicologia que deveriam amar a si mesmas. Elas ouviram que, a menos que se amassem, elas não poderiam amar aos outros. Pregadores e outras pessoas bem-intencionadas fizeram ecoar as palavras: "você precisa se amar". Conselheiros e televangelistas insistiram: "Ame-se! Goste de si mesmo! Honre-se! Você merece!" Cada vez mais essas tentações de auto-comiseração ou exaltação do ego são sutil e facilmente aceitas pelas pessoas, pois o coração é enganoso (Jr. 17.9).
Mas, observe o que procede de pessoas que são "amantes de si mesmas". Esses homens "egoístas" são: "avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus" (2 Tm 3.2-4).
Uma rápida observação das palavras que seguem "amantes de si mesmas" revela um estado de vida bastante pecaminoso, assim como atitudes e atos pecaminosos. Tal amor a si próprio é tão poderoso que os "amantes de si mesmos" são "mais amigos dos prazeres que amigos de Deus". E isso está em profunda contradição com o Grande Mandamento: "Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Mt 22.36-39).
Enquanto que os propagadores do amor a si próprio tentam ler um terceiro mandamento (ame-se a si mesmo) nessa passagem das Escrituras, Jesus deixou claro que estava falando de apenas dois mandamentos, pois disse: "Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas" (Mt 22.40). Não há nas Escrituras um mandamento para amar a si mesmo.

Os homens são infelizes e sofrem com os problemas da vida porque se tornaram "amantes de si mesmos" e "mais amigos dos prazeres que amigos de Deus". A inclinação pecaminosa do ser humano é amar a si mesmo mais do que a Deus e às outras pessoas. O egoísmo se agarra à natureza humana e produz inveja, luxúria, orgulho, arrogância, desrespeito por Deus, desobediência aos pais, falta de gratidão, engano, provocando tanto a paixão pelos seus próprios caminhos quanto a contenda por causa deles. Ele leva também a falsas acusações, que são exageradas, já que as pessoas têm sido encorajadas a culpar seus pais, as circunstâncias, e a qualquer outra coisa, menos a si mesmas, pela sua condição de vida.
Será que as pessoas estão tentando desenvolver-se, melhorando a si mesmas e às circunstâncias em que vivem, sem tocar na raiz do problema? Será que o amor a si próprio está escondido sob os mais benevolentes gestos e por trás das orações mais fervorosas? Que tipo de crescimento pessoal as pessoas estão procurando? O crescimento pessoal que vai aumentar sua auto-estima, ou o crescimento pessoal que envolve negar a si mesmo e tomar a sua cruz? O crescimento pessoal que vai confirmar o valor de seus próprios egos, ou o que as tornará semelhantes à imagem de Cristo?
Ambas as formas de crescimento, tanto a que se inclina para o amor a si mesmo quanto a que se inclina para amar a Deus, têm um custo elevado. Amar a si mesmo mais do que amar a Deus leva a uma perda espiritual, mas amar a Deus com todo o seu ser leva a negar o "eu" e faz com que o efeito mortal da cruz se faça sentir contra o velho homem (aquele "eu" ao qual muitos de nós ainda estão agarrados e amam), que deve ser considerado morto (Rm 6).
Jesus disse: "Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; quem perder a vida por minha causa, esse a salvará. Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se ou a causar dano a si mesmo?" (Lc 9.23-25).
O mesmo Deus que salva e santifica também ordenou que as boas obras sejam uma conseqüência natural da Sua obra: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas" (Ef 2.8-10). Essas boas obras incluem amar a Deus de todo o coração, de toda a alma, de todo o entendimento e a obediência a Ele, pois o amor a Deus é expresso obedecendo-Lhe e amando-se uns aos outros. Uma pessoa não é salva nem se santifica pelas boas obras. Entretanto, as boas obras são conseqüência do que Deus já fez e continua a fazer. Por isso, Paulo diz: "Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade" (Fp 2.12-13).
Além disso, todas essas coisas devem ser feitas sem murmurações nem contendas (Fp 2.14), ou seja, sem reclamar ou discutir com Deus sobre as circunstâncias da vida e como proceder na presença dEle.
Por toda a caminhada cristã há o despojar-se dos velhos caminhos (do velho homem com suas paixões enganosas) e o revestir-se do novo homem, "criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade" (Ef 4.24).
Essa é a caminhada diária do cristão. Despojar-se do velho homem é o equivalente a negar a si mesmo, e revestir-se do novo homem envolve tomar sua cruz e seguir a Cristo.

Se bem que muitos cristãos podem concordar em princípio, quantos estão fazendo isso diariamente, momento após momento? Quantos de nós estão confiando no Senhor o suficiente para tomarmos a nossa cruz, reconhecendo-O em todos os nossos caminhos e deixando-O afastar-nos do amor-próprio para amá-lO de todo o coração, de toda a alma, de todo o entendimento e de toda a força, amando-nos uns aos outros tanto quanto nós nos amamos a nós mesmos? Cada dia é cheio de oportunidades para amar a Deus ou para amar o "eu" em primeiro lugar. Qual vamos escolher? (Martin e Deidre Bobgan, PsychoHeresy Awareness Letter 3-4/2000 – traduzido por Jarbas Aragão - http://www.apaz.com.br)